Brasil: Governo-Geral

A princípio com a instalação da Colônia  trouxe a implementação das capitanias hereditários estabelecendo um novo sistema de vida no Brasil (Ilha de Vera Cruz), porém está empreitada não foi eficiente como o almejado, para apoiar este sistema tem a necessidade de um novo paradigma ao Brasil, sendo instalado o governo-geral  possuindo maior controle da Coroa.

Deste modo voltaram ao início da idealização das Colônias com ideal de ocupar, reconhecer os territórios e proteger o solo, como objetivo de suma importância que era a retirada extensiva de riquezas territoriais sendo assim, tendo a necessidade de um apoio ao sistema de capitanias.

Desta forma foi instaurada o cargo de Governador-geral em 1549, colocando acima dos donatários, porém acompanhando os desenvolvimentos e organização das capitanias sendo representantes legais do Rei na Colônia, formando sua sede na capitania da Bahia.Possuindo um sistema  que o dá um auxílio com :

  • Provedor-mor (setor financeiros com impostos e finanças)
  • Capitão-mor (Proteção Territorial/Defesa)
  • Ouvidor-mor (Justiça)

No momento que estabelece um Governo-geral, centraliza o poder em suas mãos em função da coroa, retirando assim dos donatários que já não estavam indo bem e transferindo esse poder na mão do órgão que iria agora fazer um controle neste território.

Portanto centralizaram o politico-administrativos na pessoa que estabelecia essas relações, sendo assim com o Governador-geral.

Sendo este  encarregador de fiscalizar as capitanias além do ideal de ocupar, reconhecer os territórios, proteger o solo e apoiar o sistema de capitanias que já esta em vigor como objetivo de de extração das riquezas.

Sede

A capitania da Bahia de todos santos foi a escolhida pra estabelecer essa sede local, na qual ficaria  politica-administrativa  da colônia estabelecendo ali uma base para a empreitada do governo-geral.

Assim criou-se vilas para terem uma ligações ao litoral possuindo o agrupamento que seguisses as diretrizes da coroa, criando uma administração para ter um controle destes povoamento local. Estabelecendo as câmeras municipais, quer eram administrada pelo Poder local e os  Homens bons (donos de terras e escravos).

Fazendo o papel de controle do município, administrando essas vilas de acordo com a Coroa, seguindo as premissas estabelecidas pelo governador-geral exercendo um poder local.

Principais Governadores-gerais

 Tomé de Sousa

  Tomé de Sousa

Com essa nova empreitada tem a nomeação dos cargos dos governadores-gerais que agora ficaram a par de quase tudo na colônia, sendo os principais:

  • Tomé de sousa (Primeira cidade em Salvador 1549)
  • Duarte da Costa (Colégio de São Paulo-1554)
  • Mem de Sá (vila São Sebastião 1565)

Enfim o sistema de colonização do Brasil foi uma empreitada em transição, tendo que lidar com fatores locais que não estavam ao seu favor, neste contexto a Coroa cria mecanismo para ajudar numa Colonização mais efetiva do Brasil, sendo assim instalado o Governo-geral.

Deixe um Comentário