China Antiga

Antes de mais nada, a Civilização Chinesa Antiga se desenvolveu no leste da Ásia, é assim como outras civilizações que apareceram no Oriente têm um forte vínculo com o rio, determinando assim sua vida. Seus rios eram Huang He ( Amarelo) e o Yangtze (Azul), além de os oceanos e montanhas tendo seu vasto território com áreas fértil, que constituíram o alicerce do Império.

Economia

Primeiramente como outras das grandes civilizações do Oriente, os rios foram primordiais para o desenvolvimento da sociedade, sendo o Amarelo e o Azul , um elo distinto entre os dois proporcionando o desenvolvimento agrícola distinto, de trigo e arroz entre outros.

Desta forma, ao modo que se consegue desenvolver meios para subsistir, gera um desenvolvimento populacional gradual fazendo que os pequenos agrupamentos se transformem em cidades, possuindo um chefe para manter o controle sobre o território.

 Cotiano  Familiar da China Antiga

A civilização chinesa prezava muito pelo sistema familiar Patriarcal, ou seja, o homem dita como a vida da sua família era dirigida em seu clã. O homem mais velho, que era o dono do poder pelo seu grau de conhecimento adquirido pelo seus ancestrais, podendo assim tomar todas as decisões no âmbito familiar.

Desta forma era constituído um conjunto familiar, que se estrutura a partir de um chefe, que tem o poder pelo nível de familiaridade dentro desse grupo. Sendo a sabedoria dos ancestrais, um fator de distinção para se empregar um papel no comando.

A mulher era submissa  a esse sistema, tendo a função de prover tudo que a casa precise e educar os filhos, não possuindo na maioria das vezes o direito de escolher seu cônjuge. Qualquer coisa que fizesse que desagradasse o seu clã, levaria o nome da família para a desgraça, sendo de vital importância a aceitação do seu lugar na família, sem o direito de questionamento dos demais assuntos que não a compete.

Enfim as mulheres tinha um caminho determinado desde do nascimentos, normas e funções as serem seguidas. Bem como o processo de enfaixar os pés pra que não crescem, gerando distrofias enorme sendo esse processo  chamado de Pés de Lótus.

Da mesma forma quando na vida adulta a mulher casada, tinha o papel de dar herdeiros  do sexo masculino, para ter um determinado poder dentro da família e ser respeito como tal. Sendo de vital importância esse bebê, tendo neste período uma alta taxa de mortalidade infantil, pelas desvalorização da mulher.

Crenças Filosóficas

A principio estabelecem conceitos  baseados em filosofias pra ditar o cotiando equilibrando a vida para se chegar na felicidade, determinando assim sua religião. Sendo as principais:

  • Confucionismo ( sendo seu pressupor Confúcio que determinava que a virtude, estaria ligada na Sabedoria das pessoas que são educadas)
  • Taoísmo ( com Lao Tzu tinha o princípio  que a pessoa para se superior, deve se manter longe do governo, respeitando a natureza é o equilíbrio do planeta)

Divisões Social

Na civilização chinesa toda população eram dividida em uma hierarquia social, determinada pela camada que cada integrante da população assim ocupava. Em suma, caracterizado pelo nível de poder e status que possuía perante o governo. Sendo dividida em :

Escravos na China Antiga

  Escravos na China Antiga

  •  Imperador (Poder centralizado na mão do rei)
  • Shi (Os nobres, bem educados)
  • Nong (Camponeses que forneciam alimentos)
  •  Gong (Artesões)
  • Shang (Comerciantes, Lojistas e Banqueiros)
  •  Escravos 

Sendo determinada pelo seu nascimento, de acordo com a posição de seus pais, tendo certa mobilidade ocasionalmente, para uma posição de melhores condições.

 

Escrita e Roupas

Foi umas das primeiras civilizações a desenvolver, utilizando de sinais (Rachaduras), que produzidos pelo fogo em cascos de tartaruga e ossos de animais , sendo chamada  de Script do oráculo. Sendo a forma mais antiga de escrita para esse povo.

Script do oráculo

     Script do oráculo

As roupas eram elementos de divisão social, sendo assim bem distintas entre si. Os Nobres, normalmente usavam seda e cores bem distintas, por outro lado os camponeses, usavam roupas brutas normalmente de fibras de vegetais. Possuindo distinção até em questão de cores em determinados setores, o Imperador usava amarelo, já os pobres usavam preto e azul.

Invenções Civilização Chinesa

Foi um período de notáveis invenções, em diferentes campos e aspectos como as criações:

  • Porcelana
  • Papel
  • Acupuntura 
  • Seda ( a partir do casulo do bicho da seda)

Em suma definitivamente a Civilização Chinesa, impactou o mundo pelo grande conjuntos de invenções que foram produzidas no decorrer do seu império,  assim constituindo as evoluções  que  agregaram ao mundo, ao mesmo tempo que sofria invasões pela disputas territorial, pelo seu grande superfície é inegável fonte de riquezas. Enfim  mostra definitivamente o seu poder imensurável, para todos que o cercavam e testavam as suas barreiras.

 

Deixe um Comentário