Civilização Grega

A Civilização Grega  surgiu aproximadamente no século VIII a.c, sendo base de outras civilizações do Ocidente. Possuindo uma região geográfica favorável pelo conjunto de Montanhas e o Mar, no sul da Península Balcânica.

Formação das Cidades

Com seu vastos território a civilização Grega  era dividida em cidade-estados independentes, que possuíam o nome de Poleis, tendo cada uma organização independente  da outra. Sendo essas cidades construídas numa colina, estabelecendo uma fortaleza que era chamada Acrópole. Onde ficava as principais construções da cidade antiga. Sendo administradas pelos Aristocratas que ocupavam cargos públicos.

Acrópole

 Acrópole

As cidades eram uma ferramentas estruturadas, que tinham um sistema de defesa pensando em sua proteção, construirão  grande Muros e Torres de observação. Possuindo em seu redor, as terras da cidade-estado onde alguma parte da população, estabelecia o modelo agrícola.

Economia Grega

A base do modelo econômico Grega foi no campo com a Agricultura, além do pastoreiro e a utilização do Mar em seu favor. Constituindo um problema pela falta de territórios agrícolas, pela suas cadeias montanhosas e o conjunto de ilhas.

Portanto tendo que buscar um nova forma de constituir economicamente, indo buscar no Comércio sua nova fonte de rendimentos. Resultando em uma forte concentração de recursos no comércio marítimo. Se tornando centros comerciais de grande importância, com Atenas se tornando uma das principais cidades-estado grega, a se desenvolver esse tipo de economia é poderio comercial.

Sociedade Grega

Como resultado da formação estrutural das cidade-estados, cada cidade se dividia de uma forma distinta, sendo dividida principalmente em:

  • Eupátridas-Aristocratas (Ricos)
  • Metecos ( Estrangeiros)
  • Escravos ( capturados de Guerras e Dívida)

Famílias Gregas

A Base da família era Patriarcal, ou seja, o Homem que era o chefe da família tomando todas as decisões no âmbito familiar. Tendo o homem o papel predominante da sociedade, possuindo uma preferência por ter filhos homens, para se desenvolver um papel de maior influencia dentro da sociedade.

Consequentemente  teve um número de crianças abandonadas do sexo feminino, é normalmente sendo ligadas a escravos.

Moradias e Roupas Gregas

Uma grande parte da população Grega vivia em casebres rurais e bloco de apartamentos de andares, com agrupamentos mal planejados e um grande número de pessoas.  Os artesões e comerciantes viviam em casa com pátio e salas gigantes.

Em outros casos possuindo alojamentos separados pra escravos, podendo possuir dois andares, áreas de banhos e banheiro. Portanto quanto maior as moradias, soberana suas riquezas e poder dentro da civilização.

Já no quesito vestimenta, Homens e Mulheres usavam túnicas normalmente feitas de lã, os jovens cabelos curtos é sandália de couro, no caso dos adultos barbas e as Mulheres cabelos longos geralmente com fitas.

Religião Grega

Zeus

 Zeus

Da mesma forma que outras Civilizações antigas, a Grécia Antiga  era Politeístas, ou seja, acreditando em vários deuses que guiariam seu cotiado. Constituindo uma singularidade de guia-los e protege-los durante a vida, em contrapartida serão adorados com tal mérito que mereciam. Sendo os principais:

  • Zeus (Deus Supremo)
  • Hera ( Esposa de Zeus)
  • Atena (Deusa da sabedoria e da aprendizagem)
  • Apolo (Deus da música e cultura)
  • Afrodite ( Deusa do amor)

Assim além de devoção, possuía festas em suas Homenagem, com os Jogos Olímpicos que eram realizando de 4 em 4 anos, os atletas da Poleis se reuniam em devoção a Zeus.

Possuindo tão relevância que se parava as Guerras, gerando um período de Trégua e Paz. Durando 7 dias, aonde o primeiro e o último eram de representações religiosas. Sendo o prêmio pra quem ganhava uma tremenda fama, que englobava toda sua família e a sua cidade de origem, podendo até ser imortalizado em estátuas e poemas.

Educação Grega

A educação era voltada para as classes mais ricas, possuindo um treinamento físico muito rígido voltada para a formação de soldados. Possuindo um incentivo do jovens, para sobreviver em campo, como o treinamento que incentivando o Roubo e o Assassinato, visto como base de sobrevivência.

Os meninos ao 18 anos,  se tornaria soldado podendo casar a partir dos 20 anos, mas morando com seus colegas soldados até os 30 anos.

Arte e Arquitetura Grega

Representações Artísticas

                  Representações Artísticas

A arte grega era voltada pela inteligência, expressando a busca da perfeição, natureza e harmonia . Da mesma forma no quesito arquitetônico era voltado em projetos colossais, com grande colunas com representações gigantescas.

No casos das pinturas faziam representações do cotidiano, voltado muito vezes a representações religiosas, mitologias, batalhas sendo muitas vezes essas pinturas em templos, paredes e palácios. Possuindo um trabalho artesanal voltado em cerâmica, normalmente voltada para mitologia grega ou coisas do cotiano.

Tinha uma forte representação de esculturas, com características da perfeição do corpo e mostrar a imponência da força, usando uma devoção de Deuses normalmente relacionadas a Olimpíadas.

 

 Filosofia e Ciência

A partir do século VII a.c, os gregos passaram a refletir sobre questões, gerando questionamentos criando filosofias.Deixando o lado místico, religioso é começaram a buscar respostas racionais. No campo da ciência os gregos foram responsáveis por grande descobertas cientificas como:

  • Teoria da rotação da Terra
  • Energia Solar

Em suma, a partir da Civilização Grega são bases para os diversos campos como:Medicina, Matemática, Física, História e Geografia entre outras. Gerando contribuições com um legado inestimável para o Mundo, fornecendo premissas para conhecimentos e tradições.

 

Deixe um Comentário