Civilização Persa

A principio a civilização Persa se desenvolveu onde fica o Irã, próximos a Mesopotâmia. Tem uma área territorial extensa  passando pela Índia à Europa. Começaram a se desenvolver a partir de migrações, sendo nômades estabelecendo dois grupos dentro dessa região: os Persas e os Medos, começando a se estabelecer  como sociedade constituindo grande poder com Ciro, “o Grande”.

Império Persa

Enquanto o Rei Ciro fez seu império na Persa com sua política de expansão, aproveitando das suas planícies diversas, com grande cadeias Montanhosas, Deserto, Mar e um vale  fértil para  vários tipos de economia. Portando dominando os territórios em que passava. Entretanto apesar de sua politica expansionista, poupando o uso de força para essa dominação.

Religião Persa

A religião era Monoteísta, com seu profeta idealizador Zoroastro se baseando em  poemas chamados de Gathas. Que eventualmente se desenvolveria a partir dele a Bíblia sagrada, o Avesta sendo chamada de Zoroastrismo. Desenvolvia a ideias de dentro do mundo existia uma constante luta entre o bem e o mal, essa disputa constante seria uma intensa luta que poderia gerar,  um final trágico pra toda população. Acreditando também em Céu e Inferno.

Cultura Persa e Linguagem

Desenvolveram a arte da Tapeçarias, fazendo um trabalho excepcional de tecelagem  que expressava várias demandas nesse trabalho artesanal. Possuindo inúmeros tipos de desenhos e representações, sobre aspectos da vida. Tendo o poder de engrandecer o Rei é seu império. Fora as colossais estruturas arquitetônicas, com grandes pilastras é demonstrações de poder.

Arquitetura Persa

Arquitetura Persa

Assim como uma política de dominação territorial pelo rei, usaram formas para aperfeiçoar essa capacidade de garantir o continuo ganho de territórios, utilizando o cavalo como forma de apoio as tropas militares que estavam constantemente em disputas por território. Fazendo essa domesticação como forma de ganhar poder militar é atingir seu objetivo, que era de poderio militar. Vindo a constituir um grande poder com seus famosos “Imortais”, exercito com táticas especiais e utilização de cavalo.

Poderio Militar Persa

 Poderio Militar Persa

A população sentia a influencia dos outros povos, pelo seu contato direto com múltiplas civilizações por sua política expansionista, falando assim o  indo-europeus.

Organização Social

Conforme a maioria das civilizações antigas eram divididas hierarquicamente em:

  • Rei (Divindade)
  •  Sátrapas (Nobres)
  • Sacerdotes
  • Camponeses

Conforme essa Hierarquia  em várias camadas com essa divisão, tem uma grande diferença entre seu setores gerando assim uma desigualdade social complexa,  com seu grau de diferença social era divido assim também as formas de vida, os Nobre com o Rei, no luxo. É os demais classes com uma vida mais singela, sem uma ostentação das outras classes ligada à elite.

Cotidiano

A população Persa prezava pela família, apesar de serem Poligâmicos, via a vida como uma benção celebrando assim cada  nova vida, é cada filho que assim Deus desse. Respeitando assim a organização familiar e o casamento, sendo o casamento aceito desde de bem cedo.

Enfim a Civilização Persa é grande fonte de riquezas pelas suas inegável conquistas em vários campos e territórios, mostrando como o grande líder pode tomar o poder, de forma coerente e táticas militares  inovadoras, que conquistaram até hoje a Humanidade.

Deixe um Comentário