Colonização da América

Á primeira vista a colonização da América, se constitui da idealiza Era dos descobrimentos, sendo os primeiros contados com os povos que habitavam o continente americano a partir de 1492, os europeus sentiram recompensados pela  chegada ao Novo Mundo.

Iniciando um aumento massivos dos desembarques nestas regiões, pela necessidade de uma ocupação territorial.  Primeiramente foram na América Central com expedições nos agrupamentos Astecas (com Hernán Cortés) e  Incas (com Francisco Pizarro), do mesmo modo que estavam havendo expedições ao Brasil.

 

Hernán Cortés

Hernán Cortés

Francisco Pizarro González

Francisco Pizarro González

Esses processos foram simultâneos, primeiramente com uma política de conquista territorial e depois com a necessidade de uma Colonização. Existindo um choque de civilizações colossal, os europeus queriam uma fonte de lucro destes territórios para obtenção de riquezas, ou seja, extração do bens de caráter valiosos ao seu próprio favor, impulsionando assim o capitalismo.

Por outro lado os ameríndios (nativos da América), tiveram uma confusão inicial pela chegada de estranhos em seus territórios, que posteriormente iriam explorar sua casa, impor um novo modo de vida, subjuga-los pela mão-de-obra  e aqueles que estivessem descontentes com essas atividades seriam exterminados.

Princípio

Quando Colombo desbrava a América em 1492 ao nome da Espanha, desencadeia mudança no mundo pela gradual descobertas territorial, a Europa passou pelo borborinho de disputas pra ver quem seria o país a desbravar o Mar e  conquistar o Novo Mundo, com países como Portugal, Holanda, Inglaterra e França.

Possuindo uma necessidade de ter um controle sobre esse novos territórios espanhóis  estabelecendo um Conselho da Índias . Tendo navegadores importantes como:

  • Vicente Pinzón (Litoral da América do sul-1500)
  • Vasco Nuñez Balboa (Panamá-1503)
  • João Dias Solis (Rio Prata-1515)
  • Fernão Magalhães

 Organização na América

Quando se chega em um determinado território tem que se estabelecer um  mecanismo para favorecer esse processo de ocupação e posteriormente exploração. Os espanhóis em nome da Coroa  se instalaram no continente americano, se organizaram para que cada expedição fosse administrada de tal forma que o idealizador lucrasse (Coroa) e os sócios que financiavam dessa empreitada, tivessem suas parcelas respectivamente.

Cada um exercia um papel neste mecanismo, é teriam futuramente uma divisão das riquezas que obtivessem. Essa expedição particular era chamada de Adelantados, sendo os responsáveis pela colonização e exploração, usando fatores que o território tivesse a favor da ocupação.

Desta forma poderia utilizar da mão-de-obra ameríndia e outros artifícios pra obter o idealizado, que eram as riquezas. A coroa deixa claro o direito de que, poderia fazer o que fosse necessário, a favor dela.

Essa liberdade de decisões sobre a mão-de-obra nativa era denominada Encomienda e o dono desta era  o Encondero, ou seja, era um beneficio dado pra o expedidor para que se estabelecesse relações neste território até então desconhecido, no intuito de recolher o que fosse necessário através dessa mão-de-obra nativa.

Possuindo assim um poder ilimitado em suas mãos, tendo que tomar em um território nunca visto antes, decisões de suma importância e decidisse a partir destas, a angariar fundos para seu Rei. Posteriormente com uma expansão destes território, tem-se a necessidade de um controle da Coroa, tendo a suspensão deste beneficio, é  a imposição da autoridade.

Hernán Cortés (Colonização Asteca)

Contato de Henrán Cortés

  Contato de Henrán Cortés

Um navegador importante que chega na América em 1504, se tornando um dos mais poderoso e ricos expedidores.Em 1519, tem contato com uma das civilizações de maior influência e importância para o Mundo, os Astecas no qual foi recebido inicialmente de forma pacífica porque o Imperador acreditava que Cortés, era um enviado de Quetzalcóatl (Deus da Sabedoria) para eles.

Contudo eram olhares e pensamentos totalmente diversos, gerando atritos entre Cortés e Montezuma (Imperador Asteca), encandecido pelo seu exército de aproximadamente 500 homens membros da  expedição fazem Montezuma de refém.

Sem concordar com as idéias os Astecas atacam os espanhóis, acontecendo a morte de  Montezuma, porém não contém a revolta. Fazendo com que Cortés fuja para se reagrupar, porém retornando com mais poderio, cercando Tenochtitlán  aproximadamente por 75 dias.

Ataques aos Astecas

 Ataques aos Astecas

Vindo a domina-lá, com o extermínio de milhares de nativos além do novo imperador Guatimozin, possuindo um caráter sanguinário Cortés não fazia questão de  poupar ninguém e fazia o uso de torturas como forma de mostrar seu poder. Pondo fim ao Império Astecas e impondo o domínio espanhol.

Luta do Guerreiro Jaguar

 Luta do Guerreiro Jaguar

Francisco Pizarro(Colonização Inca)

Ao chegar com sua expedição ao Peru em 1531, Pizarro  assim como Cortés utilizada de força para se impor no território, com métodos brutos prende o chefe Ataualpa com uma proposta falsa de reunião e exigi um resgate.

Colonizadores em Machu Picchu

 Colonizadores em Machu Picchu

Quando se retira uma liderança de um grupo, quebra a força momentaneamente deste até se renomear outro e consolide as ligações com este novo líder, ficando estruturalmente perdidos pela falta de uma pessoa que ocupe está liderança e possa tomar decisões em um âmbito imparcial e para o bem comum dos demais.

Como estavam submetidos a pressão dos espanhóis por estarem com seu líder, pagam o resgate de Pizarro.

Contudo apesar disso, matam Ataualpa  estrangulado, não cumprindo o acordado que era o não derramamento de sangue.  Constituindo uma intensa disputa até o ultimo imperador Inca Tupac Amaru, ser decapitado na praça principal em Cuzco, pondo o fim no Império Inca.

Conquistador subjugando guerreiros Incas

Conquistador subjugando guerreiros Incas

 

Pioneirismo de espanhol

Os espanhóis tiveram através de Cristóvão Colombo um grande desenvolvimento marítimo, constituindo um dos momentos mais importantes para as grandes navegações. Porém Colombo cometeu um erro geográfico e morreu(1506) achando que tinha chegado as tão almejadas Índias, que eram o desejo dos europeus para tirarem o julgo do Oriente sobre as especiarias.

Contudo  não era o território correspondente a Índias é sim continente americano, vindo o navegador Américo Vespúcio a provar que era um continente diferente do esperado, dando o nome de América em sua Homenagem, porém continuaram a ser chamada por um longo período de Índias Ocidentais.

Enfim esse processo de Colonização foi contínuo, dando aos espanhóis força e poderes pela Europa, tiveram o extermínio de inúmeros ameríndios banhando os solos com sangue por onde passavam, para a obtenção dá tão sonhada riqueza não se importando se existia um grupo possuindo este denominado “Novo Mundo”.

 

Deixe um Comentário