Divisões nas colônias da América do norte

A princípio a colonização da América do Norte foi bem distintas das demais na América, essa diferença se baseia no momento em que a Europa estava passando. Desta forma essa implementação teve iniciativas de inúmeros países europeus, inegavelmente deixando de lado o Tratado de Tordesilhas.

Afinal após a implementação das treze colônias no território, houve um desenvolvimento ímpar em cada pedaço deste território, então pelas diferenças das colônias que foram estabelecida dentro do solo.

Distribuições da colônias

De fato uma diferença básica foi o tipo de Colônia que se desenvolveu, assim podendo ser de exploração povoamento, portanto eram totalmente distintas esses dois modelos.

Assim eram as distinções entre as colônias:

  • Exploração: essas colônias tinha a preocupação essencial de adquirirem as riquezas que o solo poderia oferecer, sendo assim ressaltando o modelo do Pacto colonial. Portanto utilizando essa colonia como base do lucro que a coroa iria usufruir.
  • Povoamento: como o nome mesmo diz, se trata em colonizar um determinado solo pensando inicialmente na proteção deste território.Portanto como não tinha uma retirada de suas riquezas nesta área, não teria uma necessidade de uso de mão-de-obra escrava.

Separações dentro das treze colônias

As colônias do Centro-Norte

As colônias que se localizavam no Centro-Norte, tiveram um grande números de puritanos desembarcando  dentro deste territórios, possuindo uma área sem muito interesse para coroa.

Sendo de suma importância essa característica diferencial, no momento em que a coroa acha que uma faixa territorial momentaneamente não tem alguma fonte de riquezas a serem extraídas, pelo clima muito parecido com o da Europa implementa uma colonização baseada no povoamento.

Era vantajoso que este agrupamento se instala-se neste  territórios para se fazerem um reconhecimento inicial, protegendo contra inúmeros inimigos que existiam, possuindo povos que estavam desbravando solos e os tomando posse, além da necessidade de uma base para se ter um controle.

Sendo essas as Colônias que fizeram bases para o povoamento:

Colonização do Centro- Norte

 Colonização do Centro- Norte

 

  • New Hampshire
  • Massachusetts
  • Connecticut
  • Rhode Island
  • New York
  • New Jersey
  • Pensilvânia
  • Delaware

Constituindo a partir destas a Nova Inglaterra, estabelecendo uma base comercial importante fazendo inúmeras ligações, com a África e Antilhas. Sendo assim, este tipo de comércio denominado Comércio Triangular das Treze Colônias.

As colônias do Sul

As colônias do sul foram implementadas um sistema de exploração, portanto uma exploração massiva deste solo. Neste contexto além da obtenção da riquezas pela retiradas dos metais preciosos, foram ali reconhecidos um solo propicio para agricultura, fazendo um modelo pre-estabelecido de Plantation.

O modelo de Plantation se estabelece em um grande produção agrícola, que será vendida para o exterior.Como demais sistemas que necessitam de um grande pedaço de terra, tem uma necessidade de um grande número de mão-de-obra, para fazer o trabalho propriamente dito.

Tendo assim a necessidade do trabalho escravo, possuindo grande produções de: Milho, Algodão e Tabaco.

Sendo desta forma, estas as colônias de exploração:

  • Maryland
  • Virgínia
  • Carolina do Norte
  • Carolina do Sul
  • Georgia

Enfim com  essas divisões entre as colônias, foram primordiais para que cada território se desenvolve-se de forma distinta, sendo assim os modelos de povoamento e exploração lucrativos para determinados setores.

Constituindo uma diferença dentro da área territorial, pelo tipo de colonização pré-estabelecido e o grau de desenvolvimento que vinculou a partir de cada um desses modelos.Como a denominação da época mesmo determina América era a “Terras das Oportunidades”.

Deixe um Comentário