Hebreus Antigos

A princípio a civilização Hebraica se desenvolveu na região do Ur sul da Mesopotâmia, sendo nômades que normalmente  viviam  em  tendas indo para Harã, quando a situação econômica da Mesopotâmia os atingiu negativamente. Com essa necessidade de mudanças de território, o patriarca Abraão foi em busca da Terra  prometida em Canaã.

Organização da Civilização Hebraica

No momento que vão para a Terra Prometida passam um sistema migração entre os territórios, viram tribos em que um Patriarca lidera esse agrupamento denominado clã. Desta forma esse clã era de caráter familiar, possuindo um líder que exerceria um poder em toda a tribo, estabelecendo uma economia agrícola, com as área fértil  e  também  o pastoreiro, que toda região da Palestina favoreceu. Essas tribos  foram divididas em 12, com seus juízes que tomarias decisão para ajudar seu desenvolvimento.

Contudo quando essa região passou por uma instabilidade, foi necessário uma outra migração pra melhoria de condição de vida, indo assim para o Egito, aonde vão ser escravizados, até uma revolução com Moisés. Vindo a liberta-los e levando o seu povo pra a idealizada Terra Prometida.

Religião

Sendo a Torá o livro mais sagrado, tendo 10 os mandamentos os deveres a serem seguidos, tendo umas premissas distintas como:

  • Monoteísmo (um só Deus Jeová)
  • Monogamia
  • Não roubar
  • Sábado dedicar à orações

Além disso possuía rituais distintos: Circuncisão, Bat-mitzvah e Shivah etc…

Habitação

No princípio eram nômades, que viviam em tribos é de acordo com as estações e condições do território migravam para buscar melhores condições de vida.

Geralmente as tendas grandes para o agrupamento familiar possuindo áreas de separações é privacidade. Sendo feitas muitas vezes de peles de animais, lãs feitas normalmente pelas as mulheres. Da mesma forma que tinha o papel de escolher o local propicio, além de montar, desmontar é cuidar pra que essa habitação esteja em condições para seu clã.

Agrupamento em Tendas

      Agrupamento em Tendas

Viraram semi-nômades  as vezes ficavam em agrupamento, em outras vezes no campo para fazer o serviço de pastoreiro. Já como semi-nômades, as casas eram de pedra com com lama e palha, possuindo um pátio e quartos abertos.

Habitação da civilização hebraica

     Habitação da civilização hebraica

Enfim essa civilização hebraica foi vital, para o desenvolvimento ao longo do tempo no mundo. Afinal proporciona fundamentos religiosos e culturais para toda a Humanidade.

 

Deixe um Comentário