Índia Antiga

A princípio como as outras civilizações do Oriente, vieram a se desenvolver a partir da evolução da Pré-História. Enfim a civilização na Índia teve inicio aproximadamente a 3300 a.c, na região denominada do Rio Indo onde está localizado o Paquistão. Sendo assim esse período  chamado de  Védico.

Antiga Sociedade Indiana

Da mesma forma que as outras civilização orientais elas se baseiam em uma hierarquia distintas, que cada um tem seu lugar determinado pelo o nascimento. Assim chamada de Castas, tem um cada uma o direito nato que determina que função você ira possui na sociedade a partir do Rei (Rajan). Sendo dividas em:

  • Brahmins (Lideres religiosos)

    Divisão das Castas

    Divisão das Castas

  • Kshatriyas ou Rajputs (Proteção/Governantes com dever de proteger)
  • Vaisyas (Comerciantes,Agricultores etc…)
  • Shudras (Trabalho produtivo)
  • Dalits ou Intocáveis ( Pários que eram parte inferior que fazem serviços degradantes)

Desta forma além das castas, a sociedade se baseava na família sendo Patriarcal.Ou seja, a família era a base de tudo, é quem liderava essa família era o homem. Bem como por ser o homem o líder, se rezava para ter filhos homens e assim ter quem lidere.

O poder da castas era tão primordial que normalmente não se podiam interagir entre elas, só podiam relacionar normalmente pessoas da mesma castas. Além de não ser a mobilidade de casta, como é determinada por nascimento você não conseguiria almejar essas desagarração social para outra casta.

Religião

A religião era Védica ou Vedismo, pregavam o Ascetismo com reflexões espirituais, sendo o ascetismo a perca dos prazeres mundanos ( seja eles psicológico ou físico) buscando atingir um ideal espiritual.Se baseando nos seus textos sagrados que eram chamados de Vedas,compostos de inúmeros escrituras.

Essa religião foi a essência para gerar o Hinduísmo, sendo os Vedas o maior nível de autoridade religiosa. Como há uma relação da religião com o social, era a partir deles que denominava a sociedade, costumes, cotidiano, leis, ou seja, a vida no geral. Tudo desde do nascimento até a morte, eram ligados a rituais Védicos. Assim dividido em:

  •  os Samhitas (hinos)
  • os Brâhmanas (rituais e deveres)
  • os Aranyakas (teologias)
  • os Upanishads ( essência filosofias)

Assim eram Politeísta, ou seja, acreditavam em várias divindades que tinham o papel principal com a sociedade é transformações naturais. Tendo as mais importantes:

  • Indra ( Céu)
  • Agni (o fogo do sacrifício)
  • Soma (Lua)

Economia e Língua

A atividade econômica era o comércio de produção agrícolas, constituindo o comércio com outras cidades. Possuindo uma zona fértil pelo rio Indo, além de possuírem alguns mineiros e criação de subsistência, usando o rio como meio de transporte e auxílio.

A língua era o sânscrito sendo incorporados ao Vedas, sendo utilizada principalmente pelas castas superiores é que significa conhecimento.

Enfim o Período Védico é de essencial importância para a atualidade indiana, constituindo o modelo dessa sociedade é premissas a serem seguidas, sendo de vital importância os conceitos que foram estabelecidos e determinaram a sociedade. Com seu descomunal acervos e referências que são diretrizes para o Mundo.

Deixe um Comentário