O Mundo Romano

 

A princípio o Império Romano se desenvolveu no século VIII a.c na atual Itália, com seu colossal império com o mar Mediterrâneo ao seu favor,  então se tornando um dos maiores e monumentais civilizações de todo Planeta. Portanto tendo grande poder e influencia em toda Europa.

Origens da civilização Romana

Antes de mais nada a fundação desse Império está associada a um Mito, dos gêmeos Rômulo e Remo. Assim filhos da princesa Rhea e de Marte (Deus da Guerra), os irmãos nasceram destinados a morte pelo seu Tio Avô, sendo colocando em uma cesta no Rio Tibre para escaparem da morte, sendo salvos por uma Loba que os cuidou e amamentou. Anos após foram adotados por um pastor, Fáustolo.

Mito Formação de Roma

Mito Formação de Roma

Posteriormente esses gêmeos cresceram é mandaram matar seu Tio avô, fundando a sua própria cidade Roma e a governando juntos. Até Rômulo eventualmente matar Remo e governar a cidade sozinho.

Organização Social

Conforme outras civilizações que surgiram no Ocidente, as divisões de classe eram feita Hierarquicamente  a partir de uma Monarquia estabelecida com o inicialmente com o Rei, é dividido posteriormente assim:

  • Patrícios – Aristocratas /Nobres (Pessoas que contem dinheiro)
  • Plebeus – Agricultores,Comerciantes e Homens Livres (Maior parte da população)
  • Clientes – Pessoas Livres e Pobres que dependiam do Patrícios.
  • Escravos – Prisioneiros de Guerras ou Endividados.

  Estruturas em Roma

O povoamentos eram inicialmente em tribos, que a partir do solo fértil foram fundando aldeias que desenvolvia Agricultura e Pastores na Região.

Sendo a fundação de Roma, possivelmente dessa união de aldeias Sabinas e Latinas, as margens do Rio Tibre, possuindo uma ligação entre os gregos.

Explorando todos os aspectos do território ao seu favor, Metais preciosos, Cerais, Tecido, Obras de arte, Perfume entre outros. Além da facilidade que possuía de fazer o comércio, pela sua moeda própria e está no centro da Península Itálica.

Linguagem

Como em outras civilizações pelo constante utilização do Mar e Guerras, tem a assimilação de conhecimentos de outros povos, pelo contatos constantes com vários agrupamentos de diversos tipos.

Assim além possui uma diversidade cultural, existente a partir  da sua própria, dando uma mescla com ambiente. Possuindo a partir desse campo, uma Língua oficial que era o Latim, sendo as base de várias outras línguas.

Religião Romana

Os Romanos  tiveram crenças em vários Deuses, sendo Politeístas possuindo um elo, onde  haveria uma ligação constante entre: os Deuses que  davam sua proteção e  a população retribuía com suas oferendas. Logo sendo os Deuses divindades  que não possuíam formas definitivas  sendo associadas ao Olimpo.

Enfim sendo as divindades Romanas Supremas:

  • Júpiter (Zeus)
  • Mercúrio (Deus do Comércio)
  • Marte ( Deus da Guerra)
  • Vênus (Deus do Amor)

Embora pelo constante contanto com os outros povos do Oriente, associavam e incorporavam esses no seu cotidiano, possuindo um Templo dedicado a cultos diversos.

 Artes

A Civilização romana expressava sua visão de Mundo e opinião, assimilando caráter Grego tendo assim: esculturas, pinturas, arquitetura

As Esculturas gostavam de enaltecer seus heróis, focando no Rei e sua comitiva de chefes políticos,  como propagadores do modelo de vida que eles possuindo, tendo a necessidade de engrandecer quem os protege é guia. Desta forma também homenagem as divindades a serem adoradas, mostrando como a religião estava no cotiano da população e sua importância no quesito de proteção.

As Pintura  tinha uma parte predominante em murais nas casa, além  de  mosaicos que faziam um conjunto artístico nos lares.

Na arquitetura  a utilização da cúpula e arco redondo, possuindo as grandes construções um marco de poder e status dessa época. Tendo os Templos, uma estrutura monumental que são admiradas pelo mundo todo. Com projetos de engenharia de grande relevância, como destaque arquitetônico moderno. Possuindo meios de melhorar o modo de vida da população.

Urbanismo

Em Roma a maioria da população viviam em diversos tipos de Habitação em seu reinos. Sendo divididas pelos setores hierárquicos em:

A maioria da população em Insulae ( ilhas), que eram uma estrutura de apartamentos apertados, onde poderiam abrigar 30 a 50 pessoas. Possuindo na parte inferior lojas, sendo sua estrutura perigosa pelo o tamanho é o número de habitantes que ali residem.

Estrutura Urbana: Insulae

Estrutura Urbana: Insulae

Já os  Domus casas particulares, que possuíam banhos privados e água canalizada, na paredes artes de murais  e mosaicos no chão podendo ter de vários tamanhos, sendo predominante das classes ricas.

Os palácios eram suntuosos, com decorações em todo parte para demostrar o poder. Além de água encanada, jardim,banhos privados para o Rei e sua comitiva.

Os grandes proprietários ocupavam os Villae. É nas zonas rurais, já eram abrigado os escravos e pobres em barracos ou casas nesse campo.

Enfim a civilização Romana, deixou um legado para mundo pelo seu conjunto de contribuição de vários setores dessa sociedade. Afinal gerou modelos de sistemas, que são vinculados até hoje pela Humanidade assim mostrando sua muitas facetas pra planeta.

Deixe um Comentário